O Ministério da Educação (MEC) tem feito inúmeras propagandas do REUNI como se este fosse a panacéia para os problemas das universidades federais. O REUNI advém da necessidade de se ampliar o número de vagas no ensino superior e que esta ampliação seja através das universidades públicas. Vendo por essa lógica, parece sim a solução para nossos problemas. Entretanto, não á bem assim. Na maioria das universidades, o MEC quer uma ampliação de até 80% das vagas oferecidas. Para isso, é preciso ampliação do orçamento. Isso, o MEC oferece. Porém, quer-se 80% de aumento das vagas ampliando em 20%, no máximo, o orçamento.
Nós, da chapa 1 “Quem Espera,Nunca Alcança.”, Queremos a ampliação das vagas e mais cursos (sobretudo noturnos), mas sem comprometer a qualidade. Além do mais, a Assistência Estudantil (bolsas, moradia, RU) terão orçamentos insuficientes para a sua ampliação. Dessa forma, o que já tem problemas terá ainda mais, pois as filas do RU aumentarão, a falta de vagas nas casas estudantis crescerão, prejudicando, assim, a permanência dos egressos através do REUNI. A reitoria tem espalhado aos mil ventos que serão injetados na UFSM mais de R$ 200 milhões. Todavia, nunca falou o quanto de dinheiro é suficiente para expandir as vagas e, ao mesmo tempo, melhorar as condições para aqueles que já estão na universidade. De acordo com muitos professores, esses R$ 200 milhões serviriam somente para tentar solucionar os problemas já existente sem a ampliação de vagas.
- Expansão sim e já, mas sem comprometer a qualidade de ensino, pois ampliar as universidades públicas não pode servir para mero marketing eleitoral!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário